Kuan Yin – Deusa de Mil Braços 20 de Março, seu aniversário



                                                

 

 


Bodhisattva Kuan Yin – Deusa de Mil Braços*

Há uma dança impressionante chamada Thousand-Hand Guan Yin ou As Mil Mãos Guan Yin, cuja realização é realmente surpreendente, levando-se em conta que é necessária uma grande coordenação. Além disso, todas as bailarinas são dotadas da deficiência surdo-mudez. Baseando-se apenas nos sinais dos formadores que se encontram nas quatro esquinas do cenário, estas extraordinárias bailarinas oferecem um grande espetáculo visual.

Sua estréia internacional foi em Atenas nas cerimônias de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de 2004. No entanto já existia anteriormente no repertório dos chineses Deficientes Trupe Art Popular Performing que viajou para mais de 40 países.

Na Festa de gala da Primavera realizada pela Televisão Central da China em 2005, a dança Guan Yin de Mil Mãos foi apresentada. A obra, inspirada em uma estátua de buda, foi criada pelo famoso coreógrafo chinês, Zhang Jigang, e interpretada pelo Grupo Artístico de Portadores de Deficiências da China. A dança, a música exótica e, especialmente, o desempenho desses portadores de deficiência, fascinou os telespectadores. A sua primeira bailarina, Tai Lihua, tem 29 anos de idade e possui um BA pelo Instituto de Belas Artes de Hubei.

O coreógrafo Zhang Jigang é um dos criadores e realizadores artísticos mais renomados da China. Ele foi o diretor geral da coreografia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing de 2008. Ele também produziu muitas outras obras de dança, elogiadas pela crítica, tanto no país, quanto no exterior.

Ao se recordar do processo de criação, Zhang Jigang disse que nada foi fácil nos últimos anos e que, por várias vezes, quase abandonou o projeto. Ele nunca se sentiu tão pressionado como dessa vez, não pelas pressões externas, a pressão veio de seu próprio coração, porque queria ser bem sucedido.

O espetáculo de Zhang Jigang, que inclui o enredo e vários traços de dança, já encantou muitas pessoas com os efeitos visuais e sonoros realizados pelos dançarinos. Após assistir uma apresentação, um espectador disse que o espetáculo não tem paralelo.

“A técnica apresentada pelos dançarinos já superou a expectativa. O espetáculo Guan Yin de Mil Mãos representa a beleza da coreografia chinesa. Estamos muito contentes com o fato de que essa maravilha seja apresentada para o mundo.”

A mitologia

Na mitologia chinesa, Kuan Yin é conhecida como a Deusa da Compaixão e da Misericórdia. Kuan Yin ou Guanyin é o bodhisatva¹ associado com a compaixão tal como é venerada pelos budistas da Ásia Oriental, geralmente na forma feminina. No budismo chinês, Kuan Yin ou Guan Yin representa a compaixão ou misericórdia de todos os Budas

Ela existiu como pessoa, igual a todos nós e somente depois de sua morte foi transformada em deusa. Também conhecida como Quan’Am (no Vietnã), Kannon (no Japão), e Kanin (em Bali). Ela cobre as planícies alagadas do Oriente, do Egito à China e é venerada como símbolo máximo da pureza espiritual. Ela vive em uma ilha paradisíaca de P’u T’o Shan, onde ouve todas as preces.

O nome Kwan Ce Yin, como é frequentemente chamada, significa literalmente “aquela que considera, vigia e ouve as lamentações do mundo”. Segundo a lenda, Kwan Yin estava para entrar no céu, porém parou no limiar ao ouvir os gritos do mundo.

Fonte michelechristine

 

No budismo, há três festivais anuais em honra a  Kuan Yin, considerada a bodhisattwa da Compaixão:

1º – Aniversário Kuan Yin: 20 de março, considerado o dia de seu nascimento na Terra;

2º – Ascensão de Kuan Yin: 19 de julho, considerado o dia em que Kuan Yin fez sua promessa de renunciar ao Nirvana, faz a sua    ascensão e decide permaneccer na Terra enquanto ainda existirem seres sofrendo;

3º – Dia da Iluminação de Kuan Yin: 15 de outubro, dia em que se comemora o seu estado de Bodhisattva – (os Budhas – Seres Supremos e Despertos que libertaram-se da roda das reencarnações, e optam por permanecerem nas orbes terrestres com a finalidade de auxiliar e instruir).

Nestes dias, devotos de Kuan Yin se reunem para celebrar, enviar-lhe pedidos e agradecer pelos milagres e bençãos recebidas!

¹ Boddhisatva é um termo do budismo que refere-se aos seres de sabedoria elevada, que seguem uma prática espiritual que visa remover obstáculos e beneficiar os demais e refere-se também à todas as forças de pureza dentro da mente.


About Selma Flavio

Selma Flávio - Resoluções Sistêmicas e Terapias Vibracionais CTN – SP nº. 0879 Educadora e formada em Constelação Familiar Sistêmica, atuando com técnicas vibracionais tem como instrumentos de profundo conhecimento o meio de levar autoconhecimento e tratamentos terapêuticos eficazes. Atua com com grupos terapêuticos, Workshop e atendimentos individuais - presenciais e online. Tornei-me terapeuta a procura de mim mesma, assim uma terapeuta completa, apaixonada pelo que faz e, com prazer e amor no trabalho. Site pessoal www.selmaflavio.com.br 11-97387.3144 Facebook www.facebook.com/TerapiaDesenvolvimentoPessoal e-mail selma@selmaflavio.com.br

Deixe uma resposta