Constelação Familiar

Doenças e Sintomas na Constelação

No meu primeiro workshop com Bert Hellinger, compreendi que os sintomas ou doenças não podem ser reduzidos a um fenômeno puramente pessoal. Quando trabalhamos com clientes que sofrem de problemas de saúde, frequentemente só encontramos uma solução quando olhamos para os seus sintomas ou doenças dentro de um contexto maior, como por exemplo, a família ou mesmo mais além. Quando fazemos constelações no campo da psicossomática, muitas vezes colocamos um representante para os sintomas ou doenças do cliente e o que frequentemente notamos é que esse representante é, de alguma forma, necessário para conceder um efeito de equilíbrio no sistema familiar

Vemos como os sintomas e doenças estão relacionados, não só com o paciente que os suporta, mas também com outros membros da família, ou com aspectos transgeracionais e traumas que ocorreram nessa família. A constelação mostra a interligação entre sintomas e doenças e revela que não são apenas os indivíduos que desejam a plenitude e integridade, mas também que os sistemas familiares têm uma memória e estão à procura do equilíbrio e plenitude, tentando incluir e retendo questões do passado que ainda não encontraram solução.

Ao incluir doenças e sintomas no trabalho de constelação sistémica, vimos que os representantes da doença estão frequentemente conectados a questões anteriormente excluídas, excluídas no sentido de que não estão resolvidas. Isso acontece porque no momento em que ocorreram não havia recursos suficientes para lidar com elas. Parece haver um princípio subjacente, que determina que o que não está resolvido não desaparece, permanecendo vivo ao longo das gerações. Quer queiramos ou não, precisamos aprender a lidar com essas questões porque, mesmo quando não estamos conscientes delas, quanto mais tentamos mantê-las à distância, mais elas encontram uma maneira de se expressar na nossa vida diária, quer seja através de sintomas e doenças, quer  através de padrões recorrentes a que não conseguimos resistir.

O benefício de uma constelação é o de que, através da inexplicável conexão dos representantes, estes assuntos inconscientes tornam-se visíveis e o cliente tem a possibilidade de se relacionar com eles mais uma vez. Através deste processo de tomada de consciência dessas questões não resolvidas e dos seus efeitos, há uma oportunidade de integrá-las, o que leva a um novo equilíbrio dentro do sistema. Com essa consciência mais ampla, pode haver menos sofrimento e mais liberdade e flexibilidade para o crescimento, o potencial e a evolução.

Um princípio das constelações é o de trazer esses aspectos, até então excluídos, para a superfície e ao nos abrirmos para um workshop de constelações, geralmente experimentamos uma expansão. A nossa visão sobre a nossa vida e sobre a nossa situação de vida amplia-se e, além disso, não podemos deixar de reconhecer que estamos conectados a muitas mais coisas do que poderíamos ter pensado antes. Do meu ponto de vista, isto leva-nos a um outro princípio no trabalho de constelação, porque o próximo passo é o de relacionar-se com esses aspectos não resolvidos e integrá-los, ou seja, identificar-se conscientemente com eles para não permanecer emaranhado neles de forma inconsciente. Este movimento de integração do passado é um movimento de entrega activa, reconhecer que os pais e a história da família, especialmente os aspectos não resolvidos e não integrados, estão vivos dentro de nós e em busca de expressão. Na maior parte das vezes tendemos a evitar estas identidades, mas a experiência mostra que em vez de temer e lutar contra elas, dar-lhes um lugar no nosso coração e até mesmo em todo o nosso corpo, permite que estes aspectos possam evoluir. Como resultado, experimentamos mais liberdade e paz e também temos a oportunidade de nos transformar.

*_Systemic Constellation Works meets Mystical Principals. Conversation between Stephan Hausner and Thomas Hübl.

Tradução do inglês por Eva Jacinto

Fonte evajacinto


Evento – O Caminho da Cura  – Constelação Familiar
Data 15/06/2019 – às 10h – Sábado – São Paulo
Informações- WhastApp 11 973873144 – Selma

#CasaAuraQuartz
#SejaEstejaSorria
#SelmaFlavio




About Selma Flavio

Selma Flavio - Resoluções Sistêmicas e Terapias Vibracionais CTN – SP nº. 0879 Educadora e formada em Constelação Familiar Sistêmica, atuando com técnicas vibracionais tem como instrumentos de profundo conhecimento o meio de levar autoconhecimento e tratamentos terapêuticos eficazes. Atua com com grupos terapêuticos, Workshop e atendimentos individuais - presenciais e online. Tornei-me terapeuta a procura de mim mesma, assim uma terapeuta completa, apaixonada pelo que faz e, com prazer e amor no trabalho. Site pessoal www.selmaflavio.com.br 11-97387.3144 Facebook www.facebook.com/TerapiaDesenvolvimentoPessoal e-mail selma@selmaflavio.com.br
Selma Flavio

Selma Flavio - Resoluções Sistêmicas e Terapias Vibracionais
CTN – SP nº. 0879

Educadora e formada em Constelação Familiar Sistêmica, atuando com técnicas vibracionais tem como instrumentos de profundo conhecimento o meio de levar autoconhecimento e tratamentos terapêuticos eficazes. Atua com com grupos terapêuticos, Workshop e atendimentos individuais - presenciais e online.

Tornei-me terapeuta a procura de mim mesma, assim uma terapeuta completa, apaixonada pelo que faz e, com prazer e amor no trabalho.

Site pessoal www.selmaflavio.com.br
11-97387.3144

Facebook www.facebook.com/TerapiaDesenvolvimentoPessoal
e-mail selma@selmaflavio.com.br

http://www.selmaflavio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top